Categories: Política

Presidente da República realiza visita de Estado à China de 10 a 12 de julho

Lusa

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realizará a sua primeira visita oficial à China de 10 a 12 de julho, onde assinará um acordo quadro geral de cooperação entre Bissau e Pequim, informaram fontes governamentais guineenses à Lusa.

Uma fonte do Governo indicou que Embaló viajará para Pequim na terça-feira, iniciando a visita oficial no dia seguinte, durante a qual analisará “todos os aspetos” da cooperação entre os dois países.

Segundo a mesma fonte, a China coopera com a Guiné-Bissau nas áreas da Educação, Saúde, Agricultura, Infraestruturas, Pescas e apoio ao setor da Defesa.

Na área da Educação, a China concede anualmente bolsas de estudo ao Governo guineense e oferece, através da embaixada em Bissau, oportunidades de formação “aos melhores alunos” do país em universidades chinesas.

No setor da Saúde, a China disponibiliza médicos para o hospital de Canchungo, no norte da Guiné-Bissau, e para o Hospital Militar Principal na capital.

No que toca às pescas, até 2020 operavam cerca de 70 navios de empresas privadas chinesas nas águas da Guiné-Bissau.

A China também tem ajudado na construção de infraestruturas, incluindo edifícios públicos como os palácios do Governo, da Assembleia Nacional Popular e da Justiça, que foram construídos através da cooperação chinesa. O palácio da Presidência, destruído durante o conflito político-militar de 1998/99, foi igualmente reconstruído pela China.

A única autoestrada da Guiné-Bissau, num troço de 8,2 quilómetros que liga o aeroporto internacional Osvaldo Vieira a Safim, está a ser construída pela China, com um custo de 13,6 milhões de euros.

O principal porto de pesca artesanal do país, localizado em Bandim, nos arredores de Bissau, foi construído pelos chineses com um investimento de 26 milhões de dólares (24 milhões de euros).

Em 2019, a China doou ao Governo da Guiné-Bissau 44 tratores e motocultivadores agrícolas, 50 mil sacos de arroz e mais de 20 mil sacos de fertilizantes, num valor global de 53,3 mil euros.

“Como se pode ver, a China é uma das principais parceiras da Guiné-Bissau em quase todos os domínios”, observou um diplomata guineense, que considera a visita de Umaro Sissoco Embaló “uma oportunidade única”.

A visita de Estado de Embaló será a segunda de um Presidente guineense à China, após a realizada pelo falecido ex-Presidente João Bernardo ‘Nino’ Vieira, em junho de 2006.

Entre outros membros do Governo de iniciativa presidencial, Embaló será acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Carlos Pinto Pereira, que viajará hoje para Pequim para preparar a chegada do chefe de Estado guineense.

Uma fonte militar informou que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Biague Na Ntan, também fará parte da delegação presidencial.

Redação

Recent Posts

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

18 hours ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

20 hours ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

3 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

3 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

4 days ago

José Mário Vaz formaliza saída do MADEM-G15

A Rádio TV Bantaba teve acesso ao documento de desvinculação partidária apresentado por José Mário…

4 days ago