Categories: DeplomaciaPolítica

Quénia e Guiné-Bissau Comprometem-se a Reforçar Laços Diplomáticos e Comerciais

O Presidente William Ruto afirmou que o Quénia e a Guiné-Bissau estão empenhados em aprofundar os laços diplomáticos e comerciais, com base no respeito mútuo e numa visão partilhada de prosperidade.

O Presidente destacou que as duas nações estão também determinadas em promover o comércio e o investimento, beneficiando os cidadãos de ambos os países. Este objetivo será alcançado através do aproveitamento da Zona de Comércio Livre Continental Africana e do Acordo Tripartido de Comércio Livre, que integra a COMESA, a Comunidade da África Oriental (EAC) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“Juntos, estamos comprometidos em explorar este potencial para impulsionar o crescimento económico em benefício do nosso povo”, afirmou.

As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa na Casa do Estado, em Nairobi, após conversações bilaterais com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que se encontra em visita de Estado ao Quénia.

Como Campeão das Reformas Institucionais da União Africana, o Presidente Ruto declarou que trabalhará com a Guiné-Bissau para promover reformas na União Africana, fomentar a paz e impulsionar o crescimento económico. Estas reformas incluem a reestruturação do Tribunal de Justiça Africano para fornecer mecanismos legais de resolução de disputas e o alinhamento do papel do Parlamento Pan-Africano, tornando-o mais funcional.

“Estas reformas são essenciais para garantir que as instituições da UA permaneçam responsivas, eficazes e alinhadas às necessidades em constante evolução do nosso continente”, sublinhou.

Ambos os líderes manifestaram preocupação com os conflitos no Sudão e no leste da República Democrática do Congo, apelando à colaboração africana para restaurar a paz e a estabilidade.

O Presidente Ruto elogiou as contribuições da Guiné-Bissau para os esforços de manutenção da paz e segurança na região, reiterando a prontidão do Quénia em colaborar na promoção de iniciativas de paz em África. Enfatizou que a paz e a segurança devem ser prioridades, pois são fundamentais para desbloquear o imenso potencial do continente na industrialização, criação de emprego e geração de riqueza.

“Não pode haver investimentos e comércio significativos num ambiente de conflito e insegurança”, afirmou.

O Presidente explicou ainda que África deve posicionar-se para aproveitar as oportunidades do século XXI, especialmente nos recursos minerais, energéticos e no capital humano.

Ruto anunciou que os dois países estão a explorar a possibilidade de abrir uma rota da Kenya Airways para a Guiné-Bissau, melhorando a conectividade entre as nações. Adicionalmente, revelou que o Quénia oferecerá bolsas de estudo a estudantes da Guiné-Bissau, com enfoque em agricultura, comércio e turismo.

O Presidente agradeceu ao Presidente Embaló por apoiar o candidato do Quénia à presidência da Comissão da União Africana para o mandato 2025–2028, reconhecendo o papel crucial de Embaló na angariação de apoio na África Ocidental.

“Estou confiante de que o nosso candidato oferecerá uma liderança visionária e orientada para resultados, priorizando as necessidades e aspirações dos Estados Membros”, declarou.

Por sua vez, o Presidente Embaló reiterou o seu compromisso em reforçar as relações entre os dois países em áreas de interesse mútuo. Sublinhou que ambas as nações estabelecerão estruturas robustas para solidificar a cooperação e reafirmou o empenho da Guiné-Bissau em promover a paz e a estabilidade em África, para alcançar uma prosperidade partilhada.

Presidência do Quénia

Redação

Recent Posts

API-CG rejeita decisão do Supremo Tribunal de Justiça e garante presença nas eleições de Novembro

A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…

2 hours ago

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

1 day ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

1 day ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

3 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

3 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

4 days ago