O Presidente da Associação Binha Roré lamentou a situação em que encontra o sistema do ensino no país, com destaque a região de Quinara sua zona de intervenção, onde segundo o responsável “ não há uma política de formação profissional para jovens”.
A E-Global, Malam Mané, presidente da referida organização lembrou das ações que a associação que dirige tem levado no domínio da educação naquela região, concernente “a construção de pavilhões para salas de aulas”, o para ele merece maior investimento do governo “ na colocação e capacitação dos professores “.
“ A nossa associação apareceu num momento em que não havia escolas nesta zona, escrevemos projetos e fomos apoiados pela Organização Não – Governamental Rede Ajuda, construímos quatro estabelecimentos escolares entre setor de Tite e Fulacunda. Isso tem contribuído bastante, na redução de índice de analfabetismo na nossa região “, explicou Malam Mané.
De acordo com o ativista e técnico de Construção civil “a região de Quinara precisa de política especial para a formação técnica e profissional de jovens como forma de superar maiores problemas atuais naquela zona sul da Guiné -Bissau”.
“Contudo hoje, temos edifícios e professores a medida de possível, nossas crianças já podem estudar aqui, é fundamental que o governo invista seriamente na formação de jovens para ajuda esta população em poder superar as suas dificuldades “, disse o responsável que ainda destacou “a agricultura como área fundamental” para o desenvolvimento sócio econômico de povo de sul.
“ Não se pode falar de desenvolvimento sem um política séria virada a luta contra fome, por isso, é extremamente urgente construir centros de formação profissional para apoiar o setor de emprego aos nossos jovens”, concluiu.
RTB/E-Global
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…
RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…