O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou ter mantido hoje uma “longa conversa” telefónica com o Presidente russo, Vladimir Putin, centrada na geopolítica internacional e no fortalecimento das relações bilaterais.
Segundo comunicado da presidência russa, divulgado pela agência TASS, ambos os líderes discutiram a expansão da cooperação nas áreas económica, comercial, de investimento e humanitária, em continuidade aos acordos estabelecidos durante a visita de Embaló a Moscovo em maio de 2024.
Desde a sua posse em fevereiro de 2020, Embaló tem intensificado os laços com Moscovo, incluindo várias visitas oficiais. Em maio de 2024, participou nas celebrações do Dia da Vitória na Rússia, onde explorou oportunidades para empresas russas investirem nos recursos naturais da Guiné-Bissau, como hidrocarbonetos.
Em dezembro passado, a empresa russa Russal concedeu 70 bolsas de estudo a jovens guineenses para formação em Moscovo em áreas relacionadas com recursos naturais. A Russal, que irá explorar uma mina de bauxite no leste da Guiné-Bissau, também manifestou interesse em apoiar a construção de uma linha ferroviária e de um porto em Buba, no sul do país.
RTB/Lusa/Sapo
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…