O Espaço da Concertação das Organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau tornaram pública hoje (02.1) “ uma carta aberta “ endereçado ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau, onde duninciou “atos nocivos” a ser preparado no “Parque Europa – Lagoa de N´Batonha” em Bissau.
Na missiva a posse de E-Global, organizações do Espaço de Concertação fala de ausência da Política educativa e boa conservação do Parque N’Btonha.
“Em vez de sinais positivos de melhoria da gestão do Parque, nesta época festiva, em que a frequentação do Parque aumenta, sobretudo por parte das crianças e familiares, eis que somos presenteados com sinais de destruição do Parque, alegadamente para construção de uma mesquita e de uma escola, com “apoio” da Turquia”.
A confirmar-se a informação, o Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade civil considera “ um crime ambiental inqualificável e de um total descaso social”, lembrando de que “a Guiné-Bissau se encontra no topo dos países mais vulneráveis do ponto de vista ambiental e a ausência quase total de espaços de lazer e de aprendizagem sobre o ambiente na cidade de Bissau e no país em geral”.
À Câmara Municipal de Bissau e o Governo, a Sociedade Civil exige “a suspensão imediata da movimentação de veículos pesados e transporte de inertes para o Parque de N´Batonha e a apresentação pública de explicações devidas à população sobre a mesma”.
Às organização da sociedade civil, em especial as organizações de defesa e preservação ambiental, o Espaço desafia “a mobilizarem-se para a proteção e salvaguarda do Parque Europa Lagoa de N´Batonha”.
O Parque da Lagoa de N´Batonha, localizado no centro da cidade de Bissau, é reconhecido como elemento central da ecologia urbana de Bissau, constituindo um importante local de alimentação, reprodução e descanso para as aves residentes e migradoras, oriundas dos países da Europa. Dados do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas da Guiné-Bissau ( (IBAP) apontam para “mais de cento e vinte cinco (125) espécies de aves” a utilizarem a lagoa de N´Batonha durante todo o ano.
O local abriga também um conjunto de espécies da fauna e da flora, incluindo répteis, anfíbios, mamíferos, entre outros, representativas dos ecossistemas terrestres e aquáticos da Guiné-Bissau.
O Parque Europa – Lagoa de N´Batonha é frequentado essencialmente por jovens e crianças, tanto como local de lazer, de exercício físico, como de espaço de aprendizagem. De notar que o Parque é gratuito e de livre acesso a todos, sendo utilizado diariamente por centenas de pessoas.
É constituído por um conjunto de equipamentos designadamente uma zona ecológica e de observação da biodiversidade que inclui uma lagoa de água doce e vegetação aquática e terrestre a ela associada, bem como um circuito de interpretação das zonas húmidas, assim como uma zona de lazer que inclui uma área para serviços, incluindo uma cafetaria/restaurante com esplanada, uma área de recreio com parque infantil, parque de manutenção física com aparelhos e uma pista de corrida, e áreas com estruturas de apoio (casas de banho públicas, bebedouros, bancos, iluminação, caixotes de lixo).
RTB
Escândalo: Curandeiro acusado de violar e engravidar oito mulheres, incluindo quatro menores
Senenews A brigada de investigação de Ziguinchor desmantelou as atividades de um curandeiro acusado de abuso sexual. A.R. Diatta, conhecido por exercer funções de feticeiro, foi detido sob suspeita de ter violado várias das suas pacientes desde 2022, de acordo com...


0 Comments