O político e ex-candidato presidencial mais votado nas eleições de 2024, Venâncio António Bila Mondlane, tomou hoje posse como membro do Conselho de Estado de Moçambique. A cerimónia realizou-se este domingo (01/09), na Presidência da República, em Maputo, e contou com a presença de autoridades governamentais e representantes da sociedade civil.
No seu discurso de investidura, Mondlane assumiu solenemente o compromisso com a nação:
“Eu, Venâncio António Bila Mondlane, juro por minha honra servir fielmente o Estado moçambicano e a pátria moçambicana, dedicando todas as minhas energias ao serviço do povo moçambicano e ao exercício das funções de membro do Conselho de Estado em função confiável.”
A entrada de Mondlane no Conselho de Estado acontece num contexto político marcado pelo seu envolvimento em processos judiciais, ainda sob investigação, mas enquadra-se no cumprimento dos procedimentos constitucionais que asseguram a sua participação formal neste órgão. O ato reforça a relevância da institucionalidade e da presença de membros eleitos ou designados nos mecanismos de consulta do Presidente da República.
RTB/Kelven Mídia/TVM
Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…
Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…
RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…
Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…
TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…