Categories: Uncategorized

A Liga defende a preservação da diversidade cultural guineense.

A Liga Guineense dos Direitos humanos quer que a diversidade cultural da Guiné-Bissau seja cultivada e preservada.

A posição da Liga foi hoje tornada a pública em Bissau, pelo seu presidente Augusto Mário da Silva, no âmbito de I Encontro nacional de Reflexão dos Líderes Religiosos sobre a Prevenção do Radicalismo e Extremismo Violento.


Para o presidente da Liga Guineense dos Direitos humanos “aGuiné-Bissau é conhecida pela sua consistente coesão social caracterizada pela tolerância étnico e religiosa. Com uma riquíssima diversidade cultural, a coabitação e a harmonia étnica e religiosa faz dela um exemplo na subregião”.

“Esta diversidade cultural e religiosa que hoje representa a nossa força e a nossa alavanca para o desenvolvimento pode também representar uma ameaça à coesão nacional se não for permanentemente cultivada e devidamente cuidada.

Contudo, é nossa convicção de que os líderes religiosos constituem uma força poderosa e determinante para construir pontes de diálogo não só entre si, mas também com a sociedade em geral, tendente a prevenção e desconstrução de ideologias radicais que semeiam a discórdia e alimentam a violência na sociedade”, defendeu o ativista guineense, que ainda teceu alerta sobre a ameaça do extremismo violento na África Ocidental.

“A influencia de correntes extremistas e o crescente fenómeno de radicalização verificada no mundo e, particularmente na nossa subregião africana, deve nos colocar em posições de alerta permanente, acionando todos os mecanismos de prevenção à nossa disposição para evitar que o nosso tecido social seja afetado por fenómenos alheios à nossa tradição cultural”, observou.

Por isso, o projeto “ Observatório da Paz” pretende apenas servir de facilitador para o estabelecimento de uma aliança da paz das confissões religiosas, com a finalidade de promover valores humanistas e fortalecer a coesão entre os guineenses.


De acordo com o ativista “a Guiné-Bissau faz parte de uma sub-região fortemente marcada por um contexto de recrudescimento de atividades criminosas levadas a cabo por diversos grupos de radicais e extremistas que  ocupam grandes áreas de países da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da qual a Guiné-Bissau é membro, financiados através de atividades criminosas, mormente tráfico de droga, branqueamento de capitais tráfico de armas, manipulação e incentivo às emigrações irregulares”.

“Não podemos olvidar que a falta de perspectivas paras os jovens, a pobreza crescente e o desemprego fazem muitas pessoas, sobretudo as mais jovens, não só a seguir os perigosos caminhos da emigração ilegal mas também a tornarem-se presas fáceis das correntes ou ideologias extremistas e radicais”, alertou Augusto Mário da Silva.

Neste sentido, o ativista guineense considerou que “ a vigilância assume capital importância no sentido de melhorar a perspectiva dos jovens e de promover a educação e formação sem descurar a formação religiosa e o aprofundamento das noções de abertura e tolerância”.

Decorre em Bissau I Encontro nacional de Reflexão dos Líderes Religiosos sobre a Prevenção do Radicalismo e Extremismo Violento, que começou hoje (30.11) e termina esta quinta-feira (1.12), uma iniciativa do Projeto Observatório da Paz “ No cudji paz”, financiado pela União Europeia e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a ser implementado pela Liga Guineense dos Direitos humanos e Instituto Marques Valle Flor.

RTB

Geraldo C

Recent Posts

API-CG rejeita decisão do Supremo Tribunal de Justiça e garante presença nas eleições de Novembro

A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…

4 hours ago

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

1 day ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

1 day ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

3 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

4 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

4 days ago