Categories: Uncategorized

Campeonato do Mundo de 2030: Marrocos, Espanha e Portugal organizam o campeonato do mundo de 2030

O Rei Mohammed VI anunciou na quarta-feira “04 de outubro de 2023”, ao povo marroquino que o Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) escolheu por unanimidade Marrocos-Espanha-Portugal como única candidatura para organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.

Eis o comunicado de imprensa do Gabinete Real:

“Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o acompanhe, tem o grande prazer de anunciar ao povo marroquino que o Comité Executivo da FIFA acaba de aceitar por unanimidade a candidatura Marrocos-Espanha-Portugal como única candidatura à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.

Esta decisão do Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol saúda e reconhece o lugar de eleição de Marrocos no concerto das grandes nações.

Sua Majestade o Rei aproveita a oportunidade para felicitar o Reino de Espanha e a República Portuguesa, reiterando o empenho do Reino de Marrocos em trabalhar em perfeita sinergia com as autoridades responsáveis pelo dossiê em cada um dos países anfitriões”

Recorde-se que o Rei Mohammed VI anunciou a candidatura conjunta de Marrocos com Espanha e Portugal para acolher o Campeonato do Mundo de 2030 a 14 de março de 2023 em Kigali, numa mensagem por ocasião da entrega do Prémio de Excelência da Confederação Africana de Futebol (CAF).

O Rei especificou também que esta candidatura seria uma competição que reuniria o melhor de ambas as partes, demonstrando uma aliança de génio, criatividade, experiência e recursos.

Para esta edição, que também contará com o novo formato de 48 equipas, os jogos inaugurais serão disputados em estádios na Argentina, Uruguai e Paraguai.

As três equipas sul-americanas e os seus adversários viajarão para Marrocos, Portugal e Espanha para jogar o resto do Campeonato do Mundo.

De acordo com a FIFA, a ideia de juntar seis países para a competição faz parte das celebrações que assinalam o centenário do primeiro Campeonato do Mundo.

O primeiro Campeonato do Mundo da FIFA realizou-se no Uruguai em 1930 e contou com a presença de apenas 13 países, tendo os anfitriões sido coroados campeões na final disputada no estádio Centenário em Montevideu, Uruguai.

//RTB

Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

5 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago