Bissau, 6 de Junho de 2023 – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau emitiu um comunicado expressando tristeza e lamentação perante as tentativas de manchar a imagem e reputação desta instituição, através das redes sociais.
A CNE, enquanto órgão gestor das eleições, tem como principal propósito garantir a realização de eleições livres, justas, credíveis e transparentes. Assim, condena veementemente quaisquer ações que visem pôr em causa os sagrados princípios e valores de integridade eleitoral.
A entidade realçou ainda o comportamento exemplar do povo guineense, que nas recentes Eleições Legislativas de 4 de Junho, demonstrou de forma inequívoca o seu compromisso com a democracia representativa e a salvaguarda dos valores supremos da Nação Guineense.
A CNE aproveitou para apelar à população que mantenha a calma e a serenidade, reafirmando o seu compromisso de transparência, legalidade e independência na gestão do processo eleitoral. A Comissão assegura que não se deixará intimidar por quaisquer tentativas de desvirtuar o espírito e a letra da Legislação Eleitoral.
Por fim, a CNE destacou que permanece focada, objetiva e profissionalmente empenhada no cumprimento do seu dever cívico e patriótico. Esta comunicação, considerada como um exercício pedagógico, reafirma a competência suprema da CNE em cumprir e fazer cumprir a legislação eleitoral, não se deixando distrair por motivos fúteis e desenquadrados.
//RTB
Lusa/RTP Portugal vê "situação muito delicada" e quer CPLP a salvaguardar funcionamento regular dos países…
Fonte: Público A notícia, inicialmente veiculada pelo jornal português Público, revela que a CEDEAO quer…
Bissau, 4 de Dezembro de 2025 – O Secretariado Nacional do Partido Africano para a…
Uma jovem de 21 anos, Antonieta Monde, residente na Tabanca de Samudji, Secção de Ingoré,…
O antigo Presidente da República de Cabo Verde e veterano da luta de libertação, Comandante…
O Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e Ordem Pública anunciou, em…