Categories: Defesa

Comandante da Guarda Nacional detido pela Polícia Militar

Lusa

O comandante da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, juntamente com alguns membros da corporação, foi detido pela Polícia Militar na sequência de confrontos armados entre a Guarda Nacional da Guiné-Bissau e as forças do Batalhão do Palácio Presidencial no início da madrugada deste sábado. O Presidente da República encontra-se fora do país, assim como o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

O comandante da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, Coronel Vítor Tchongo, e vários soldados da Guarda Nacional foram detidos e levados para as instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas em Amura, Bissau, segundo fontes militares relataram à Lusa. Estes acontecimentos ocorreram após confrontos armados entre a Guarda Nacional e as forças do Batalhão do Palácio Presidencial, que começaram no início da madrugada de hoje.

Os confrontos tiveram lugar num momento em que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntan, encontra-se fora do país.

Em Bissau, os disparos de armas cessaram por volta das 9h00. Os tiros, que começaram cerca das 1h20, prolongaram-se por alguns minutos e recomeçaram pouco depois das 7h00.

Em ambos os momentos, os tiros ecoaram por toda a cidade de Bissau, originando nas proximidades do quartel no bairro de Luanda e em outras instalações da Guarda Nacional, de acordo com relatos recebidos pela Lusa.

Nas áreas próximas aos tiroteios, como Santa Luzia, Luanda e Empantcha, houve pouca atividade de veículos e pessoas nas primeiras horas da manhã, com alguns estabelecimentos comerciais encerrados. No entanto, noutras partes da cidade, a população manteve as suas rotinas normais, apesar dos sons dos disparos.

As fontes militares indicam à Lusa que se tratou de confrontações entre elementos da Guarda Nacional e as forças do Batalhão do Palácio Presidencial.

MINISTRO DAS FINANÇAS DETIDO
Os tiros acontecem na sequência de tensões vividas durante toda a noite de quinta-feira, depois de o Ministério Público ter decretado a prisão preventiva do Ministro das Finanças, Sulemaine Seide, e do Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro.

Os dois membros do Governo foram levados para a sede da Polícia Judiciária, de onde terão sido retirados das celas por elementos da Guarda Nacional, segundo testemunhas relataram à Lusa.

Estes governantes estão sob investigação devido a um pagamento de seis mil milhões de francos CFA (cerca de 10 milhões de dólares) a 11 empresários, efetuado através de um crédito a um banco comercial de Bissau.

RTB/Lusa

Redação

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

5 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

6 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago