A decisão foi tomada com 130 votos a favor, três contra e três abstenções.
A Assembleia Nacional do Senegal levantou na sexta-feira a imunidade parlamentar de Mouhamadou Ngom, conhecido como Farba, um deputado da oposição próximo do ex-presidente Macky Sall, suspeito de envolvimento em irregularidades financeiras num caso que ultrapassa os 192 milhões de euros.
A decisão foi tomada com 130 votos a favor, três contra e três abstenções, numa sessão plenária boicotada pelos deputados da coligação do antigo presidente Sall (2012-2024). Mouhamadou Ngom, que também é presidente de uma câmara municipal no norte do país, esteve ausente durante a votação.
O pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Ngom foi apresentado pelo Ministério Público do Pool Judiciário Financeiro (PJF), com base em relatórios da Célula Nacional de Tratamento de Informações Financeiras (Centif), um órgão do Ministério das Finanças. Estes relatórios indicam a existência de “mecanismos sofisticados de branqueamento de capitais através de empresas fictícias utilizadas para transações suspeitas, num valor estimado provisoriamente em mais de 125 mil milhões de francos CFA” (mais de 192 milhões de euros).
Com a imunidade levantada, um juiz do PJF poderá agora interrogar o deputado Ngom. A deputada da oposição Aissata Tall Sall criticou o governo por não ter divulgado os detalhes específicos das acusações contra Ngom. O procurador do PJF, El Hadji Alioune Abdoulaye Sylla, anunciou a 17 de janeiro ter encaminhado “87 processos aos juízes, resultando em 162 detenções”.
O novo governo, liderado pelo presidente Bassirou Diomaye Faye, eleito em março, comprometeu-se a romper com o sistema anterior.
Africaguinee
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…