Categories: Política

Domingos Simões Pereira notificado pelo Ministério Público

JNP

A Procuradoria-Geral da República notificou o deputado Domingos Simões Pereira, igualmente Presidente da Assembleia Nacional Popular, a comparecer no Ministério Público dentro de 15 dias.

Num edital, datado de 31 de julho de 2024 e assinado pelo Procurador-Geral da República, Bacar Biai, o Ministério Público (MP) explica que Simões Pereira é notificado no âmbito do processo-crime registado sob nº 02/2018, na qual “é denunciado e declarado suspeito” e que corre os seus trâmites legais. Mais, a instituição declara que o líder do parlamento subtraiu a ação da justiça, encontrando-se “em parte incerta”.

Assim, o político tem 15 dias (a contar do dia 5 de Agosto, data da publicação do edital) para comparecer na Procuradoria-Geral da República, “para tomar conhecimento da acusação provisória dos presentes autos”.

No entanto, o MP informa que desde 2016 que tem vindo a requerer o levantamento de imunidade do deputado Domingos Simões Pereira, mas que não logrou obter sucesso “porquanto o assunto nunca foi levado” ao plenário da ANP.

Adianta que “esta relutância” constitui um “abuso de direito” por parte deste órgão da soberania, na medida em que, pelo crime a que vem imputado, obriga a ANP a decidir sobre a suspensão do mandato do referido deputado “para efeito de seguimento do processo”.

“Ao não proceder a sua suspensão, desde 2016, em total incumprimento do comando imperativo do art.º 4º nº 1 al. a) do estatuto de deputados, aplicável por força do art.º 12º do Regimento da ANP, o referido comportamento leva a indefinição do estatuto processual do suspeito e mingua a sua garantia constitucional de ampla defesa e o direito de ser julgado no mais curto espaço de tempo (al. c) do nº 3 do art.º 14º PIDCP e art.º 42º/2 da CRGB), o que é intolerável no Estado de Direito Democrático”, considera o MP.

No mesmo documento a Procuradoria-Geral da República indica que esta atitude da ANP pode consubstanciar na impossibilidade de notificação do suspeito.

Redação

Recent Posts

API-CG rejeita decisão do Supremo Tribunal de Justiça e garante presença nas eleições de Novembro

A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…

1 day ago

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

2 days ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

3 days ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

4 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

5 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

6 days ago