Aljazeera
Um grupo de oficiais superiores militares do Gabão anunciou na televisão nacional que tomaram o poder devido à falta de credibilidade das eleições realizadas no fim de semana.
Os oficiais, que apareceram na Gabon24 nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, afirmaram ter anulado as eleições, dissolvido todas as instituições estatais e fechado as fronteiras do país.
Afirmaram representar todas as forças de segurança e defesa do Gabão.
O anúncio ocorreu pouco depois de o órgão eleitoral do estado declarar que o Presidente Ali Bongo Ondimba tinha sido reeleito para um terceiro mandato nas controversas eleições de sábado.
“Em nome do povo gabonês… decidimos defender a paz pondo fim ao regime atual”, disseram os oficiais.
O Centro Eleitoral Gabonês informou que Bongo obteve 64,27% dos votos, enquanto o seu principal oponente, Albert Ondo Ossa, obteve 30,77%, após um processo marcado por atrasos.
No sábado, a oposição classificou a eleição como uma “fraude orquestrada por Ali Bongo e seus apoiantes”, após o corte da internet e a imposição de um recolher obrigatório. Os meios de comunicação franceses, France 24, RFI e TV5 Monde, foram também proibidos, acusados pelo governo de “falta de objetividade e equilíbrio… em relação às atuais eleições gerais”.
Bongo foi o candidato do Partido Democrático Gabonês (PDG), fundado pelo seu pai, Omar Bongo, que governou o Gabão de 1967 a 2009. Após a sua morte, o seu filho, então ministro da defesa, assumiu a presidência e tem estado no poder desde então.
As tensões aumentaram durante a votação de sábado, com a oposição a pedir mudanças e o fim da dominação da família Bongo no Gabão.
Após o anúncio militar, as agências de notícias Reuters e AFP reportaram sons de tiros na capital gabonesa, Libreville.
RTB/Aljazeera.
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…