“Este domingo (05.11), Israel cortou pela terceira vez as linhas telefónicas e de Internet na Faixa de Gaza desde o início da guerra em 07 de outubro, conforme anunciado pela operadora palestiniana Paltel.
Em comunicado, a Paltel lamentou o encerramento total dos serviços de comunicações e internet em Gaza após o desligamento dos servidores pelo lado israelense.
Logo após o apagão, o exército israelense realizou intensos bombardeios na cidade de Gaza e em outras áreas do norte da Faixa de Gaza. As explosões foram tão intensas que puderam ser ouvidas em Rafah, no extremo sul do território palestino, de acordo com um jornalista da AFP no local.
Em 07 de outubro, o Hamas, classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia e Israel, realizou um ataque de dimensões sem precedentes em território israelense, resultando em mais de 1.400 mortes, na maioria civis, e mais de 200 reféns mantidos em captura na Faixa de Gaza.
Isso desencadeou uma forte retaliação de Israel contra o enclave palestino, que é controlado pelo Hamas desde 2007. Isso incluiu cortes no abastecimento de alimentos, água, eletricidade e combustível, bem como bombardeios diários, seguidos de uma agressão terrestre que cercou a cidade de Gaza , concluído na quinta-feira.
Em 27 de outubro, Israel iniciou uma incursão terrestre que avançou até a Cidade de Gaza, a principal cidade da Faixa de Gaza.
//RTB/Lusa
Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…
Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…
RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…
Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…
TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…