O Orçamento geral do Estado (OGE) da Guiné-Bissau para o ano económico, 2023, prevê 306,5 biliões de francos, devido “o aumento de investimento com recursos internos” e das receitas na ordem de 20 biliões de francos, número superior a do ano transato, que se situava em 16 biliões de francos, anunciou o Ministério das Finanças na sua página oficial do Facebook.
O documento que estava em retiro, de 09 a 11 de Novembro de 2022 foi adotado na sexta-feira (11.11) pelos participantes de diferentes setores público, segue-se agora para o espaço da concertação social, com vista a sua discussão e, finalmente ao coletivo governamental para a apreciação e aprovação.
“Esse primeiro traço do OGE, 2023, ressaltou igualmente, o donativo ao país, que induziu aumento de despesas nos setores sociais, destacando, saúde e educação”, lê-se na publicação.
No termo dos trabalhos, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ sublinhou a importância do Orçamento geral do Estado para a definição das políticas macroeconómicas do governo.
“OGE é um instrumento que deve refletir em termos numéricos as prioridades” referiu, frisando ainda que “neste momento consome cerca de 80% das receitas fiscais”, facto que para Ilídio Vieira Té “contradiz o rácio fixado pela União Económica Monetária Oeste Africana, (UEMOA)”.
Ilídio Vieira TÉ ressaltou ainda que algumas medidas dotadas pelo governo, com vista a conter as despesas públicas, nomeadamente, fixação do número de conselheiros do Presidente da República, do Presidente da Assembleia Nacional Popular, do primeiro-ministro, do vice primeiro-ministro, fim das contratações irregulares na Administração pública.
O Ministro das Finanças referiu também ao contexto em que, OGE, 2023 está a ser elaborado, “caracterizado por uma alta tensão inflacionista motivado essencialmente pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia”.
O Ministro das Finanças fez saber que, o OGE, 2023, visa essencialmente identificar medidas que possam contribuir na melhoria da elevação do nível da arrecadação das receitas.
RTB
Cortesia/ MF
Por ocasião da comemoração do 50.º aniversário da gloriosa Marcha Verde, a Embaixada do Reino…
Senenews A brigada de investigação de Ziguinchor desmantelou as atividades de um curandeiro acusado de…
Frente Social condena grupo de professores que declarou apoio à reeleição de EmbalóA Frente Social,…
A Polícia Judiciária, através da sua Unidade Nacional de Combate à Droga (UNCD), procedeu nesta…
CAP-GB Bissau, 17 de outubro de 2025 — A direção da Convergência Nacional para a…
ANG (ANG) – O ex-primeiro-ministro e antigo secretário nacional do Partido da Renovação Social (PRS),…