O fornecimento de energia elétrica em Bissau foi abruptamente interrompido à 00h30, conforme revelado num comunicado à imprensa pela EAGB publicado na sua página do Facebook. A causa apontada foi a suspensão da produção de energia pela KARPOWER, a única fonte energética do país, devido a atrasos nos pagamentos.
Apesar de um significativo pagamento estar atualmente em curso, e da KARPOWER estar ciente do seu progresso, a empresa optou por não aguardar pela conclusão do processo.
A Direção Geral da EAGB realçou a natureza problemática do contrato de fornecimento de energia com a KARPOWER, classificando-o como “excessivo, desequilibrado e demasiado oneroso”. A situação é agravada pelo insuficiente recebimento de pagamentos, atrasos de inúmeros clientes e casos de fraude ainda não identificados.
O mesmo comunicado garante que estão a ser tomadas todas as medidas necessárias para agilizar o processo bancário de pagamento. A EAGB expressa ainda o seu profundo lamento pelos inconvenientes causados à população, apelando à solidariedade de todos para superar de forma contínua os desafios que conduziram a este episódio.
RTB
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…