A Serra Leoa retirou o seu embaixador da Guiné-Conacri após a apreensão de sete malas suspeitas de conterem cocaína, encontradas num veículo da embaixada.
Na segunda-feira, as autoridades guineenses confiscaram um carro pertencente à embaixada da Serra Leoa e detiveram os ocupantes sob suspeita de transportarem “substâncias suspeitas de serem cocaína”, informou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Serra Leoa, Alhaji Musa Timothy Kabba.
“Perante este grave acontecimento, o governo ordenou, com urgência, o regresso do embaixador da Serra Leoa na Guiné, o Sr. Alimamy Bangura, a Freetown, para prestar um relatório completo sobre o incidente”, declarou o ministro.
O embaixador, que não se encontrava no veículo, não está sob detenção, esclareceu Kabba.
“Não foi provado que o embaixador esteja envolvido neste tráfico”, acrescentou.
Dinheiro e investigação conjunta
Juntamente com as malas, foram encontrados cerca de 2.000 dólares (aproximadamente 1.600 libras), informou o ministro, que não especificou o peso das substâncias suspeitas.
Os dois países da África Ocidental estão a colaborar numa investigação “rigorosa” sobre o caso, com Kabba a garantir que todos os envolvidos serão responsabilizados.
“Qualquer pessoa culpada de violar as leis de combate ao tráfico de droga, tanto da Serra Leoa como internacionais, enfrentará todo o peso da lei”, afirmou.
Tráfico de droga em África Ocidental
A África Ocidental é um importante ponto de trânsito para o tráfico de cocaína da América Latina, onde é produzida, para a Europa, um dos principais mercados da droga. Contudo, parte das substâncias também são consumidas localmente.
Em abril passado, o Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, declarou a crise de abuso de drogas no país como uma emergência nacional.
Entre as substâncias que preocupam o governo está o “kush”, uma mistura psicoativa de substâncias aditivas que tem sido amplamente consumida no país há anos.
Comunidades locais têm apelado ao governo para que combata o problema e ofereça apoio às pessoas afetadas pelo uso de drogas.
BBC
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…