Marcelo Rebelo de Sousa: “Não há portugueses puros” — Presidente defende inclusão e diversidade cultural
São Paulo, Brasil — julho de 2022
Durante a abertura da 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu uma visão inclusiva da identidade nacional, ao afirmar que “ser português ou imigrante é a mesma coisa” e que “não há portugueses puros, como não há brasileiros puros”.
A declaração foi feita após a atuação da Orquestra Mundana Refugi — um coletivo formado por músicos imigrantes e refugiados de diferentes nacionalidades — e inseriu-se num discurso que enalteceu a multiculturalidade como elemento essencial das sociedades contemporâneas.
“A cultura é a melhor forma de combater a pobreza, a exclusão, e de promover a liberdade e a democracia”, sublinhou o Presidente. Para Marcelo, tanto Portugal como o Brasil são exemplos históricos de miscigenação e integração, países moldados por séculos de cruzamento de culturas, etnias e histórias.
Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para condenar firmemente o racismo e a xenofobia. “Existem setores racistas e xenófobos, como em qualquer parte do mundo. Mas esses comportamentos são intoleráveis e devem ser punidos com firmeza”, declarou. O chefe de Estado português frisou ainda que a maioria da sociedade portuguesa “é aberta, respeitadora dos direitos fundamentais e da dignidade humana”.
As palavras de Marcelo foram bem recebidas pelo público presente, composto por autoridades, representantes da comunidade lusófona e leitores brasileiros. O evento marcou também o fortalecimento dos laços culturais entre Portugal e Brasil, com Lisboa como cidade homenageada da edição da Bienal.
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…