Categories: Uncategorized

Marrocos: O Rei Mohammed VI apresenta um programa de 11 mil milhões de euros para a reconstrução das regiões afetadas pelo sismo.

O Rei Mohammed VI presidiu a uma sessão de trabalho em Rabat dedicada à implementação de um programa de reconstrução e atualização das regiões afetadas pelo sismo de Al Haouz, de acordo com um comunicado do Gabinete Real. O orçamento previsto para este programa é estimado em 120 mil milhões de dirhams (cerca de 11 mil milhões de euros), distribuídos por cinco anos.

O programa abrange seis províncias e uma prefeitura afetadas pelo sismo, visando uma população de 4,2 milhões de habitantes. Este projeto multi-setorial baseia-se numa análise rigorosa das necessidades e potenciais territoriais. Tem como objetivo reconstruir habitações e atualizar as infraestruturas afetadas, promovendo simultaneamente o desenvolvimento socioeconómico nas áreas alvo.

O programa é estruturado em torno de quatro componentes principais: realojamento das pessoas afetadas, reconstrução e reabilitação das infraestruturas, desbloqueamento e atualização dos territórios, e promoção da atividade económica e do emprego. Inclui também a criação de reservas de primeiras necessidades para responder imediatamente a desastres naturais.

Durante esta sessão de trabalho, o Rei destacou a importância de ouvir a população local para lhe proporcionar soluções adequadas, respeitando simultaneamente o ambiente e o património de cada região. Ele também sublinhou a necessidade de uma governação exemplar para este programa, que deve tornar-se um modelo de desenvolvimento territorial integrado e equilibrado.

O financiamento deste programa será garantido por créditos alocados do orçamento geral do Estado, contribuições das autoridades locais e da Conta Especial de Solidariedade dedicada à gestão dos efeitos do terramoto, bem como através de doações e cooperação internacional. Além disso, o Fundo Hassan II, no âmbito da sua missão de apoiar a realização de programas e projetos com impactos estruturantes para o desenvolvimento económico e social, foi instruído pelo Monarca a contribuir com 2 mil milhões de dirhams para o financiamento deste programa.

//RTB


Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

4 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago