O Rei de Marrocos ordena o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds
O rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas altíssimas instruções para desenvolver uma operação humanitária de ajuda alimentar, por via terrestre, destinada à população palestina de Gaza e à cidade sagrada de Al Quds, indica um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos residentes no estrangeiro.
Num comunicado de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro anuncia que o rei Mohammed VI ordenou o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds. Esta ajuda, que coincide com o início do mês sagrado do Ramadão, visa aliviar o sofrimento das populações palestinianas e, em particular, das suas categorias mais vulneráveis, especifica o comunicado de imprensa. Assim, a ajuda ordenada pelo Soberano à população de Gaza consiste em mais de 40 toneladas de alimentos, incluindo bens de primeira necessidade.
Para além da ajuda institucional, prestada nomeadamente através da Fundação Mohammed V para a Solidariedade, o Rei teve a amabilidade de se responsabilizar, a partir dos seus fundos pessoais, por grande parte da ajuda entregue, incluindo em particular a destinada a crianças e jovens.
O comunicado de imprensa indica que, desde o início das hostilidades armadas há mais de 5 meses, Marrocos é o primeiro país a transportar, através desta rota terrestre sem precedentes, a sua ajuda humanitária, que será entregue directamente às populações beneficiárias.
Além disso, o Rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas elevadas instruções à Agência Bayt Mal Al Quds, para fornecer ajuda alimentar às populações da cidade sagrada.
Assim, serão distribuídas 2.000 cestas básicas beneficiando 2.000 famílias em Quds e serão servidas diariamente 1.000 refeições para os palestinos da cidade. A ajuda também prevê a disponibilização de uma sala de coordenação de emergência ao hospital de Jerusalém. Esta operação humanitária em grande escala em benefício das populações palestinianas confirma o compromisso eficiente e a preocupação contínua do Rei, Presidente do Comité Al Quds, em favor da causa palestiniana, conclui o comunicado de imprensa.
A ajuda encomendada pelo soberano marroquino reflecte o papel ousado e o compromisso constante do Reino de Marrocos a favor da Causa Palestiniana e faz parte de uma longa tradição de solidariedade activa e concreta com o povo palestiniano. Além disso, esta ajuda testemunha que as posições do Reino e particularmente do Rei em relação à Causa Palestiniana são claras, inabaláveis e irreversíveis.
//RTB
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…