Categories: Uncategorized

Marrocos ordena o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds

O Rei de Marrocos ordena o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds

O rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas altíssimas instruções para desenvolver uma operação humanitária de ajuda alimentar, por via terrestre, destinada à população palestina de Gaza e à cidade sagrada de Al Quds, indica um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos residentes no estrangeiro.

Num comunicado de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro anuncia que o rei Mohammed VI ordenou o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds. Esta ajuda, que coincide com o início do mês sagrado do Ramadão, visa aliviar o sofrimento das populações palestinianas e, em particular, das suas categorias mais vulneráveis, especifica o comunicado de imprensa. Assim, a ajuda ordenada pelo Soberano à população de Gaza consiste em mais de 40 toneladas de alimentos, incluindo bens de primeira necessidade.

Para além da ajuda institucional, prestada nomeadamente através da Fundação Mohammed V para a Solidariedade, o Rei teve a amabilidade de se responsabilizar, a partir dos seus fundos pessoais, por grande parte da ajuda entregue, incluindo em particular a destinada a crianças e jovens.

O comunicado de imprensa indica que, desde o início das hostilidades armadas há mais de 5 meses, Marrocos é o primeiro país a transportar, através desta rota terrestre sem precedentes, a sua ajuda humanitária, que será entregue directamente às populações beneficiárias.

Além disso, o Rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas elevadas instruções à Agência Bayt Mal Al Quds, para fornecer ajuda alimentar às populações da cidade sagrada.
Assim, serão distribuídas 2.000 cestas básicas beneficiando 2.000 famílias em Quds e serão servidas diariamente 1.000 refeições para os palestinos da cidade. A ajuda também prevê a disponibilização de uma sala de coordenação de emergência ao hospital de Jerusalém. Esta operação humanitária em grande escala em benefício das populações palestinianas confirma o compromisso eficiente e a preocupação contínua do Rei, Presidente do Comité Al Quds, em favor da causa palestiniana, conclui o comunicado de imprensa.

A ajuda encomendada pelo soberano marroquino reflecte o papel ousado e o compromisso constante do Reino de Marrocos a favor da Causa Palestiniana e faz parte de uma longa tradição de solidariedade activa e concreta com o povo palestiniano. Além disso, esta ajuda testemunha que as posições do Reino e particularmente do Rei em relação à Causa Palestiniana são claras, inabaláveis e irreversíveis.

//RTB

Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

4 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

5 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

6 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

1 week ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

1 week ago