Categories: Uncategorized

Marrocos ordena o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds

O Rei de Marrocos ordena o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds

O rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas altíssimas instruções para desenvolver uma operação humanitária de ajuda alimentar, por via terrestre, destinada à população palestina de Gaza e à cidade sagrada de Al Quds, indica um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos residentes no estrangeiro.

Num comunicado de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos no Estrangeiro anuncia que o rei Mohammed VI ordenou o envio de ajuda humanitária destinada à população de Gaza e Al Quds. Esta ajuda, que coincide com o início do mês sagrado do Ramadão, visa aliviar o sofrimento das populações palestinianas e, em particular, das suas categorias mais vulneráveis, especifica o comunicado de imprensa. Assim, a ajuda ordenada pelo Soberano à população de Gaza consiste em mais de 40 toneladas de alimentos, incluindo bens de primeira necessidade.

Para além da ajuda institucional, prestada nomeadamente através da Fundação Mohammed V para a Solidariedade, o Rei teve a amabilidade de se responsabilizar, a partir dos seus fundos pessoais, por grande parte da ajuda entregue, incluindo em particular a destinada a crianças e jovens.

O comunicado de imprensa indica que, desde o início das hostilidades armadas há mais de 5 meses, Marrocos é o primeiro país a transportar, através desta rota terrestre sem precedentes, a sua ajuda humanitária, que será entregue directamente às populações beneficiárias.

Além disso, o Rei Mohammed VI, presidente do Comité Al Quds, deu as suas elevadas instruções à Agência Bayt Mal Al Quds, para fornecer ajuda alimentar às populações da cidade sagrada.
Assim, serão distribuídas 2.000 cestas básicas beneficiando 2.000 famílias em Quds e serão servidas diariamente 1.000 refeições para os palestinos da cidade. A ajuda também prevê a disponibilização de uma sala de coordenação de emergência ao hospital de Jerusalém. Esta operação humanitária em grande escala em benefício das populações palestinianas confirma o compromisso eficiente e a preocupação contínua do Rei, Presidente do Comité Al Quds, em favor da causa palestiniana, conclui o comunicado de imprensa.

A ajuda encomendada pelo soberano marroquino reflecte o papel ousado e o compromisso constante do Reino de Marrocos a favor da Causa Palestiniana e faz parte de uma longa tradição de solidariedade activa e concreta com o povo palestiniano. Além disso, esta ajuda testemunha que as posições do Reino e particularmente do Rei em relação à Causa Palestiniana são claras, inabaláveis e irreversíveis.

//RTB

Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

4 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago