CNN
Níger ordena que embaixador francês abandone o país em 48 horas
A junta do Níger ordenou esta sexta-feira que o embaixador francês em Niamey deixasse o país num prazo de 48 horas, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros nigerino.
Num comunicado divulgado pela estação estatal ORTN, o Ministério dos Negócios Estrangeiros nigerino referiu que o embaixador Sylvain Itte recusou comparecer a uma reunião agendada para sexta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.
O ministério declarou que as autoridades nigerinas retiraram as credenciais de Itte face à recusa, mencionando ainda “outras ações por parte do governo francês que vão contra os interesses do Níger.”
“A França tomou nota do pedido dos golpistas”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês à AFP na sexta-feira à noite.
“Os golpistas não têm autoridade para fazer tal exigência, a aprovação do embaixador vem apenas das autoridades nigerinas legitimamente eleitas”, afirmou o ministério.
A CNN contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês para comentários.
Em nota à parte, o Departamento de Estado dos EUA declarou na sexta-feira à noite que foi informado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Níger acerca de “imagens de cartas a circular na internet que pedem a partida de certos diplomatas americanos.”
No entanto, referiu que estas “não foram emitidas pelo ministério” e que “nenhum pedido semelhante foi feito ao governo dos EUA.”
RTB/CNN
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…