Sua Majestade o Rei Mohammed VI enviou uma mensagem ao Presidente da República Francesa, Sua Excelência Emmanuel Macron, na sequência do anúncio do apoio oficial da França à soberania do Reino sobre o seu Sahara.
Aqui está o texto integral da mensagem de Sua Majestade o Rei:
“Senhor Presidente da República,
Recebi com interesse a importante mensagem que Vossa Excelência teve a amabilidade de Me dirigir por ocasião do 25º aniversário da Festa do Trono.
Agradeço-lhe os Seus votos calorosos e o Seu compromisso pessoal em favor do reforço da parceria entre os nossos dois países.
Alegra-Me, particularmente, a posição clara e forte que a França adota, na Sua mensagem, relativamente ao Sahara marroquino.
Aprecio plenamente o apoio claro que o Seu país oferece à soberania de Marrocos sobre esta parte do seu território, a firmeza do apoio francês à autonomia sob soberania marroquina como solução para este diferendo regional, consagrando, assim, o plano proposto por Marrocos, desde 2007, como a única base para o alcançar.
Ao reconhecer a Marrocos os seus títulos jurídicos e os seus direitos imemoriais, a França contribui para reforçar a dinâmica internacional já apoiada por inúmeros países e para pôr fim a um conflito herdado de outra época.
À luz da evolução significativa da posição francesa e da Sua determinação em agir em conformidade nos níveis interno e internacional, os nossos dois países poderão trabalhar conjuntamente para alcançar uma solução que, no âmbito das Nações Unidas, respeite plenamente a soberania de Marrocos sobre o seu Sahara.
O povo marroquino e as suas forças vivas reconhecem toda a importância desta decisão, que emana de um membro permanente do Conselho de Segurança, profundo conhecedor do passado e do presente do Norte de África e testemunha privilegiada da evolução deste diferendo regional.
Neste contexto, e graças à dinâmica positiva que as nossas relações bilaterais conhecem, abrem-se perspectivas promissoras para os nossos dois países em numerosos setores estratégicos, permitindo reforçar a parceria de exceção construída, ao longo de décadas, sobre a amizade e a confiança.
Nesse sentido, e como foi mencionado durante os nossos anteriores intercâmbios, terei muito prazer em recebê-lo em Marrocos no âmbito de uma Visita de Estado cujas datas serão acordadas por via diplomática.
Por favor, aceite, Senhor Presidente, a expressão da Minha alta consideração”.
RTB
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…