Sua Majestade o Rei Mohammed VI enviou uma mensagem ao Presidente da República Francesa, Sua Excelência Emmanuel Macron, na sequência do anúncio do apoio oficial da França à soberania do Reino sobre o seu Sahara.
Aqui está o texto integral da mensagem de Sua Majestade o Rei:
“Senhor Presidente da República,
Recebi com interesse a importante mensagem que Vossa Excelência teve a amabilidade de Me dirigir por ocasião do 25º aniversário da Festa do Trono.
Agradeço-lhe os Seus votos calorosos e o Seu compromisso pessoal em favor do reforço da parceria entre os nossos dois países.
Alegra-Me, particularmente, a posição clara e forte que a França adota, na Sua mensagem, relativamente ao Sahara marroquino.
Aprecio plenamente o apoio claro que o Seu país oferece à soberania de Marrocos sobre esta parte do seu território, a firmeza do apoio francês à autonomia sob soberania marroquina como solução para este diferendo regional, consagrando, assim, o plano proposto por Marrocos, desde 2007, como a única base para o alcançar.
Ao reconhecer a Marrocos os seus títulos jurídicos e os seus direitos imemoriais, a França contribui para reforçar a dinâmica internacional já apoiada por inúmeros países e para pôr fim a um conflito herdado de outra época.
À luz da evolução significativa da posição francesa e da Sua determinação em agir em conformidade nos níveis interno e internacional, os nossos dois países poderão trabalhar conjuntamente para alcançar uma solução que, no âmbito das Nações Unidas, respeite plenamente a soberania de Marrocos sobre o seu Sahara.
O povo marroquino e as suas forças vivas reconhecem toda a importância desta decisão, que emana de um membro permanente do Conselho de Segurança, profundo conhecedor do passado e do presente do Norte de África e testemunha privilegiada da evolução deste diferendo regional.
Neste contexto, e graças à dinâmica positiva que as nossas relações bilaterais conhecem, abrem-se perspectivas promissoras para os nossos dois países em numerosos setores estratégicos, permitindo reforçar a parceria de exceção construída, ao longo de décadas, sobre a amizade e a confiança.
Nesse sentido, e como foi mencionado durante os nossos anteriores intercâmbios, terei muito prazer em recebê-lo em Marrocos no âmbito de uma Visita de Estado cujas datas serão acordadas por via diplomática.
Por favor, aceite, Senhor Presidente, a expressão da Minha alta consideração”.
RTB
O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…
BBC A junta militar do Burkina Faso expulsou a mais alta responsável das Nações Unidas…
BBC As autoridades militares do Mali anunciaram a detenção de um cidadão francês, acusado de…
Lusa Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e…
Reuters LONDRES/DAKAR, 14 de agosto (Reuters) – A União Africana manifestou apoio a uma campanha…
O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quinta-feira, no Palácio da República,…