De acordo com a ANG, o Supremo Tribunal de Justiça(STJ), exorta à todos os partidos políticos inscritos no Livro Próprio existente naquela instituição a provarem a atualização dos seus órgãos nacionais e a existência da sede que possuem.
De acordo com o comunicado divulgado na sexta-feira, à que ANG teve acesso, o STJ ainda pede aos partidos políticos a apresentação dos seus endereços oficiais e para comprovarem a existência de pelo menos 1000 militantes seus no prazo de 30 dias.
O STJ refere no comunicado que a notificação em causa se deve ao aproximar das eleições legislativas marcadas para Dezembro próximo, e a constatação de que muitos dos partidos não têm uma sede oficializada ou sequer endereço onde possam ser notificados de qualquer decisão do Supremo.
“Compulsados os livros de Registos de Inscrição de Partidos Políticos existentes na Secretaria-geral, do Supremo Tribunal de Justiça ,constatou-se que um grande número de partidos não registou qualquer actividade cuja anotação se impõe nos termos da Lei Quadro dos partidos políticos”, refere o comunicado.
As eleições legislativas antecipadas foram marcadas para o dia 18 de Dezembro do ano em curso, após o derrube do Parlamento pelo Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.
A lista de partidos políticos legalizados disponibilizada pelo Supremo Tribunal de Justiça, em 2018 confirmava a existência de 43 partidos, e na semana passada mais quatro partidos procederam a apresentação pública em Bissau.
RTB/ANG
Gabú, Guiné-Bissau – A esquina atrás do Comité de Estado de Gabú é um ponto…
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…