Categories: DiplomaciaPolítica

PNUD entrega materiais e equipamentos para eleições legislativas na Guiné-Bissau

PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fez a entrega formal ao Governo da Guiné-Bissau de materiais e equipamentos destinados às eleições legislativas agendadas para 04 de Junho no país. Entre os materiais estão cabines de votação, selos de plástico e marcadores permanentes.

A oferta destes materiais é parte do compromisso contínuo do PNUD de apoiar os processos democráticos na Guiné-Bissau e em todo o mundo. Enquanto organização, o PNUD reconhece a importância crucial das eleições democráticas e o papel que desempenham na promoção da estabilidade, transparência e inclusão.

Durante a sua intervenção, o Representante Residente Adjunto do PNUD na Guiné-Bissau, José Levy, mencionou: “A aquisição atempada destes materiais foi uma decisão estratégica para assegurar que o processo se mantenha de acordo com o calendário de atividades elaborado pela CNE. Reconhecemos o esforço feito pelo Governo da Guiné-Bissau em financiar o recenseamento eleitoral e esperamos que esse reconhecimento seja também extensível por parte dos parceiros, através das contribuições ao cabaz de fundos que neste momento apresenta um défice de 3.000.000 USD.”

O PNUD é um parceiro de longa data na promoção de processos democráticos, trabalha com governos e organizações da sociedade civil para assegurar que as eleições sejam realizadas num ambiente que promova a transparência, inclusão e responsabilidade.

O PNUD reitera o seu compromisso em apoiar a Guiné-Bissau nos seus esforços para fortalecer os seus processos democráticos e apela aos diferentes atores políticos para que a campanha eleitoral que se aproxima se desenvolva num clima de paz e serenidade e que as eleições sejam justas e transparentes com a participação de todos, particularmente das mulheres, para que os resultados permitam consolidar a estabilidade e criar as condições para a implementação das reformas necessárias para o desenvolvimento do país.

Fonte: PNUD

Redação

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

42 minutes ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago