O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pedido ao Congresso esta quinta-feira 10 de agosto de 2023, para aprovar uma assistência financeira de mais de 24 bilhões de dólares destinada à Ucrânia e a outros países que foram impactados economicamente pela invasão russa ocorrida em fevereiro de 2022.
Isso marca a primeira vez em que a administração Biden está buscando um aumento no financiamento para a Ucrânia desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara de Representantes em janeiro, após as eleições legislativas de novembro de 2022.
Esse pedido também serve como um teste para avaliar o apoio contínuo à Ucrânia no Congresso, especialmente considerando que algumas figuras do Partido Republicano, incluindo o ex-presidente Donald Trump, questionaram a ideia de enviar grandes quantias de dinheiro para Kiev.
O presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, que é membro do Partido Republicano, já declarou em junho que qualquer pedido de financiamento urgente para a Ucrânia enfrentará obstáculos no Congresso e alertou Biden de que, se quiser mais recursos, terá de passar pelo processo legislativo completo.
Do montante total de 24.068 bilhões de dólares (aproximadamente 21.900 bilhões de euros), 13,1 bilhões de dólares (11.931 bilhões de euros) estão alocados para o envio contínuo de armas para Kiev, reabastecimento das reservas de armamento dos EUA e a continuação do fornecimento de apoio de inteligência.
Desde o início do conflito, os Estados Unidos já destinaram 60 bilhões de dólares (54.651 bilhões de euros) à Ucrânia, incluindo mais de 40 bilhões de dólares (36.434 bilhões de euros) para assistência militar.
//RTB/Lusa
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…