O ativista dos Direitos humanos e Secretário da Associação Bofanem – Grupo Kumpuduris di de Tombali exortou o governo guineense para reforço de setor agrícola através da Agricultura mecanizada para combater a fome naquela região sul da Guiné-Bissau.
Em entrevista esta quinta-feira (5.1), à Rádio TV Bantaba, Djibril Baignoulx disse que “ sem auto-suficiência alimentar não se pode falar da paz”, defendeu “a mecanização da Agricultura” como forma de lutar contra a pobreza.
“ Na nossa região há vários problemas sociais, desde os conflitos eleitorais da posse da terra, também a população sofre fome. Esse trabalho manual não pode acabar com fome. Por isso, o governo deve trabalhar na mecanização agrícola só assim, podemos combater a fome e ali podemos falar da paz. Pois, não se pode falar da paz sem auto-suficiência alimentar “, defendeu Djibril Baignoulx.
No plano da mediação dos Conflitos, foco da organização que dirige, o ativista acusou a classe política guineense de ser responsável de constantes conflitos comunitários no país e na região de Tombali em particular.
“ Hoje, graças ao projeto Fórum de Paz conseguimos resolver conflitos de várias naturezas, de posse da terra, problemas eleitorais e violência doméstica. Mas para ser sincero, essa classe política é responsável de muitos conflitos nas comunidades e depois não trabalham na pacificação”, observou o ativista que pediu “a continuidade do projeto de Fórum na mediação e transformação dos Conflitos, principalmente neste período eleitoral”.
//RTB
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…