CNN
Trump afirma que forças armadas dos EUA atacaram terroristas do ISIS na Nigéria
O presidente Donald Trump afirmou, na quinta-feira, que ordenou um ataque mortal contra terroristas do Estado Islâmico na Nigéria, a quem acusou de perseguirem cristãos no país.
“Esta noite, por minha ordem enquanto Comandante-em-Chefe, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra escória terrorista do ISIS no noroeste da Nigéria, que tem visado e assassinado de forma brutal, principalmente, cristãos inocentes, a níveis nunca vistos há muitos anos, e até há séculos!”, escreveu o presidente na rede social Truth Social.
“Já tinha avisado estes terroristas de que, se não parassem o massacre de cristãos, haveria um preço a pagar, e esta noite houve”, acrescentou. “O Departamento da Guerra executou numerosos ataques perfeitos, como só os Estados Unidos são capazes de fazer.”
“Sob a minha liderança, o nosso país não permitirá que o terrorismo islâmico radical prospere. Que Deus abençoe as nossas Forças Armadas e FELIZ NATAL a todos, incluindo aos terroristas mortos, dos quais haverá muitos mais se o massacre de cristãos continuar”, concluiu o presidente, que está a passar o período natalício na sua propriedade em Palm Beach.
A CNN contactou a Casa Branca e o governo nigeriano para obter comentários adicionais. Numa publicação separada nas redes sociais, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, afirmou estar “grato pelo apoio e cooperação do governo nigeriano”.
Trump tem-se concentrado, nos últimos meses, na situação dos cristãos na Nigéria, incluindo um apelo feito em Novembro ao seu secretário da Defesa para “preparar uma possível acção” e um aviso de que os Estados Unidos entrariam na Nigéria “com armas em riste” para proteger a população cristã do país mais populoso de África.
Na véspera de Natal, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, partilhou uma “Mensagem de Boa Vontade de Natal”, na qual desejou um Feliz Natal aos cristãos do seu país e do mundo e rezou pela paz entre pessoas de diferentes crenças religiosas.
“Continuo empenhado em fazer tudo o que estiver ao meu alcance para consagrar a liberdade religiosa na Nigéria e para proteger cristãos, muçulmanos e todos os nigerianos da violência”, afirmou Tinubu numa publicação na rede social X.
A nação da África Ocidental enfrenta há anos problemas de segurança profundamente enraizados, impulsionados por vários factores, incluindo ataques de motivação religiosa. Observadores referem que outros conflitos violentos resultam de tensões comunitárias e étnicas, bem como de disputas entre agricultores e pastores pelo acesso limitado a recursos naturais.
No outono, Trump acusou a Nigéria de violações da liberdade religiosa, afirmando que “o cristianismo enfrenta uma ameaça existencial na Nigéria”, e designou o país como “País de Preocupação Particular” ao abrigo da Lei Internacional da Liberdade Religiosa. Esta designação sugere que a sua administração concluiu que a Nigéria esteve envolvida ou tolerou “violações sistemáticas, contínuas e graves da liberdade religiosa”.
Tanto cristãos como muçulmanos — os dois principais grupos religiosos num país com mais de 230 milhões de habitantes — têm sido vítimas de ataques por parte de islamistas radicais, segundo especialistas e analistas.
A situação dos cristãos na Nigéria tem sido, há anos, um tema mobilizador para conservadores americanos, com alguns dos principais aliados de Trump, incluindo o senador Ted Cruz, a defenderem recentemente uma intervenção dos Estados Unidos, alegando que o governo nigeriano não tem feito o suficiente para impedir ataques contra cristãos.
Trump tem-se apresentado como um pacificador e entrou em funções prometendo limitar a intervenção militar dos EUA no estrangeiro. No entanto, desde o seu regresso ao poder, ordenou ataques ao programa nuclear do Irão e supervisionou um grande reforço militar em torno da Venezuela, com a ameaça de ataques terrestres naquele país.
Esta é uma notícia em desenvolvimento e será actualizada.
Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…
Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…
RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…
Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…
TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…