Categories: Internacional

União Africana enaltece o compromisso de Marrocos com a paz e a estabilidade em África perante o Conselho de Paz e Segurança (CPS)

O empenho resoluto e constante de Marrocos na promoção da paz e da reconciliação em África foi sublinhado na sexta-feira perante o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA).

Por ocasião da reunião do CPS da UA, por ocasião da comemoração do Dia Africano da Paz e da Reconciliação, o Representante Permanente de Marrocos junto da UA e da UNECA, Mohamed Arrouchi, sublinhou este empenhamento constante, observando que o Reino defende uma abordagem multidimensional, reconhecendo a ligação entre a paz, a segurança e o desenvolvimento para assegurar uma estabilidade duradoura no continente.

“Perante o panorama da segurança africana, marcado pelo aumento da violência política, do terrorismo e do extremismo violento, bem como pelas dificuldades políticas, económicas e sociais, que têm um impacto negativo nos esforços de desenvolvimento do continente, Marrocos continua resoluta e constantemente empenhado em promover a estabilidade em África, de acordo com as Altas Diretivas do Rei Mohammed VI,” sublinhou o diplomata.

Lamentou ainda que, esta situação de instabilidade política e de segurança tem infelizmente graves repercussões, afetando direta ou indiretamente o conjunto da população africana, e continua a entravar os esforços continentais para resolver os problemas ligados à paz, à segurança e à boa governação.

“Neste contexto, e dado que a abordagem exclusivamente militar mostrou os seus limites, Marrocos defende uma abordagem multidimensional, reconhecendo a ligação entre paz, segurança e desenvolvimento para assegurar uma estabilidade duradoura no continente”, insistiu o embaixador.

O diplomata acrescentou que, através da mediação, do reforço das capacidades e das parcerias estratégicas, o Reino apoia ativamente as iniciativas de paz lideradas por africanos, a cooperação regional e o desenvolvimento socioeconómico.

Ao dar prioridade ao diálogo, à reconciliação e à capacitação económica, o Sr. Arrouchi, concluiu que Marrocos continua a contribuir para uma África pacífica, próspera e resiliente, onde todas as pessoas possam prosperar.

//RTB

Redação

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

4 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

5 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

6 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

1 week ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

1 week ago