API-Cabas Garandi apela ao Presidente Umaro Sissoko Embaló para marcar eleições antes do fim do mandato presidencial
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabas Garandi (API-CG), composta por partidos como a Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD), Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15) e Partido da Renovação Social (PRS), dirigiu uma carta ao Presidente da República, Umaro Sissoko Embaló, alertando para a necessidade urgente de marcar as eleições legislativas e presidenciais.
Na carta, datada de 6 de janeiro de 2025 e assinada pelo presidente da API-CG, Nuno Gomes Na Biam, a coligação recorda os comunicados das 65ª e 66ª Sessões Ordinárias da CEDEAO, realizadas em 7 de julho e 15 de dezembro de 2024, que reforçam a obrigatoriedade de marcar as eleições dentro do prazo constitucional.
O documento sublinha que o mandato do Presidente da República termina a 27 de fevereiro de 2025 e apela ao Chefe de Estado para que, em respeito à Constituição e ao comunicado da CEDEAO, promova um diálogo inclusivo com os atores políticos e institucionais. A API-CG afirma que tal consenso é indispensável para garantir a realização das eleições legislativas e presidenciais antes do fim do mandato.
A coligação alerta ainda para os riscos de manobras dilatórias que podem levar a consequências sociais, económicas e políticas imprevisíveis, responsabilizando diretamente o Presidente da República caso estas venham a ocorrer.
Por fim, a API-CG reitera a sua disponibilidade para colaborar com o Presidente na busca de soluções para as preocupações apresentadas, reforçando a importância de se evitar um vazio de poder após o término do mandato presidencial.
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…