Categories: Internacional

Guiné-Conacri inaugura 280 habitações sociais em Sonfonia

Guineematin

O Governo da Guiné-Conakry inaugurou, no sábado, 9 de maio de 2026, um conjunto de 280 habitações sociais em Sonfonia-Lac, nos arredores de Conacri. O projeto, coordenado pela Agência Guineense de Financiamento da Habitação (AGUIFIL), inclui 160 apartamentos T3 e 120 apartamentos T4.

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro Amadou Oury Bah e contou também com o lançamento da primeira pedra para a construção de mais 925 habitações sociais destinadas à população.

Segundo as autoridades, o programa insere-se na política nacional de desenvolvimento da habitação social promovida pelo Presidente Mamadi Doumbouya, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos cidadãos através de moradias modernas, acessíveis e sustentáveis.

As obras foram executadas pela Kakandé Immo, filial do grupo Guicopres, em parceria com o Estado guineense. O diretor da empresa, Ibrahima Souleymane Sylla, afirmou que as casas foram construídas segundo elevados padrões técnicos e representam um exemplo de cooperação entre o setor público e privado.

A governadora de Conacri, M’mahawa Sylla, destacou que o projeto responde à forte pressão demográfica e aos desafios de urbanização enfrentados pela capital guineense. Já o ministro do Urbanismo, Habitação e Desenvolvimento Territorial, Mohamed Lamine Sy Savané, defendeu que a habitação social deve ser uma prioridade nacional, face ao crescimento da população, à pressão fundiária e ao elevado custo das rendas.

No seu discurso, o primeiro-ministro Amadou Oury Bah afirmou que a entrega das 280 casas marca apenas o início de um processo mais amplo. Sublinhou ainda que o Presidente Mamadi Doumbouya pretende transformar Conacri numa referência urbana na África Ocidental nos próximos anos.

Com este programa, as autoridades guineenses procuram fazer da habitação social um dos pilares da transformação urbana, social e económica do país.

Redação

Recent Posts

Fernando Vaz dispara contra Xanana Gusmão e acusa CPLP de duplo critério

CNT repudia declarações de Xanana Gusmão e acusa CPLP de ingerência nos assuntos da Guiné-Bissau…

6 hours ago

CNT repudia notícia sobre alegada tentativa de suborno a delegação da CEDEAO

O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Guiné-Bissau manifestou, em nota de imprensa datada de…

1 day ago

PJ guineense em boicote laboral por tempo indeterminado

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau encontra-se em boicote laboral ao atendimento público desde o dia…

1 day ago

Rui Landim apresenta queixa contra o Estado por alegada retenção da sua pensão de reforma

RSM O cidadão guineense e analista político Rui Landim avançou, esta segunda-feira, 22 de junho…

2 days ago

Guiné-Bissau prepara lançamento da sua companhia aérea nacional

ThisDayLive Guiné-Bissau assina Memorando de Entendimento com a United Nigeria Airlines para lançar a sua…

1 week ago

Conselho Nacional de Transição rejeita qualquer possibilidade de regresso à CPLP

Bissau, 10 de junho de 2026 — O Conselho Nacional de Transição (CNT) da República…

2 weeks ago